domingo, 28 de julho de 2013

Esquema de estudo - O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos no século XIX - 2º ano - EEEFM "Profª Filomena Quitiba"



O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO LIBERAL NA SOCIEDADE CAPITALISTA E SEUS CRÍTICOS NO SÉCULO XIX

Século XIX – consolidação do capitalismo e o desenvolvimento do pensamento liberal
→ Os movimento liberais anularam a possibilidade de sobrevivência do Antigo Regime.
− As Revoluções Liberais de 1820
• Portugal – Revolução do Porto
• França – 1830 – o rei Carlos X – tenta restaurar o absolutismo – foi deposto.
− Com a Revolução Industrial surgiram pensadores que buscavam novas alternativas políticas, econômicas e sociais para os trabalhadores – Socialistas – Karl Marx.

Iluminismo: Conceito e características
→ Iluminismo – Filosofia das Luzes – renovação filosófica e intelectual – atingiu uma maior expressão na França – século XVIII.
− Crença inabalável na razão.
− O progresso do homem pode ser infinito desde que ele se liberte da supertição, do misticismo e das trevas, que até então estivera subordinado.
− Base nas leis naturais que regem a dinâmica do Universo – Revolução Científica.
• Galileu / Newton / Descartes.
− Desprezo pelo passado – rejeição das velhas crenças e antigas tradições.
• Antigo Regime
• Sociedade estamental, baseada nos privilégios de nascimento.
• As religiões tradicionais (em especial o catolicismo).
− A grande maioria dos pensadores iluministas não negava a existência de Deus.
• Para eles existia um Deus muito diferente que se confundia com a própria natureza – origem de todas as coisas.

O Iluminismo e seus pensadores
Os principais pensadores foram:
Montesquieu (1689 – 1755): O poder podia ser dividido em três partes principais: legislativo, executivo e judiciário. A separação garantia a liberdade evitando o abuso de poder.
Voltaire (1694 – 1778): Defendia a liberdade de expressão e condenava toda a intolerância religiosa. Trabalhava para que as pessoas se tornassem mais esclarecidas, libertando-se dos preconceitos, das superstições, da ignorância e do fanatismo. Era um defensor da monarquia, desde que o rei se cercasse de conselheiros esclarecidos.
Jean-Jacques Rousseau ( 1712 a 1778): Defendia um Estado republicano, em que as pessoas renunciassem à vontade individual em favor da vontade geral a sociedade, mas conservassem o direito à voz no estabelecimento das leis, que governariam suas vidas. Para ele o progresso trazido pelo uso da razão trazia benefícios, mas estes nunca eram distribuídos igualmente entre os homens, prevalecendo a desigualdade e a  tirania.
Denis Diderot e D’Alembert: Organizaram a Enciclopédia reunindo todo o alcance intelectual da época, cobrindo todos os assuntos discutidos pelo Iluminismo. Para Diderot a finalidade da Enciclopédia era reunir os conhecimentos e expor aos homens de seu tempo, e transmiti-los a gerações futuras a fim de que aquilo que foi realizado no passado não caísse no esquecimento e, assim, tornando-se mais instruídos, os homens seriam mais virtuosos e mais felizes.
O despotismo esclarecido
− Alguns soberanos europeus também se interessaram pela efervescência cultural e, inspirados pelas ideias iluministas, começaram a demonstrar consciência de que seu povo tinha direito a algo em troca do pagamento de impostos e do envio de seus filhos para as guerras.
− Apesar dos contatos com filósofos iluministas e das reformas que fizeram em seus países, nenhum monarca chegou a ponto de colocar em perigo o princípio do governo autocrático.

O Liberalismo econômico (ou Economia Política) e suas características
→ Fins do século XVIII e início do século XIX – a Europa Ocidental estava se transformando rapidamente.
− Revolução Industrial – Sociedade burguesa e capitalista – Ideais de progresso e desenvolvimento – surge um conjunto de teorias econômicas que iriam compor o que convencionou chamar de Economia Política Clássica.
→ Surgidas com o Iluminismo e lançadas pelos fisiocratas, as bases do liberalismo eram:
− A propriedade privada
− O individualismo econômico
− A liberdade de comércio, de produção e de contrato de trabalho.

A Fisiocracia e a Escola Clássica
→ Fizeram, inicialmente, a crítica às práticas intervencionistas do mercantilismo.
→ Fisiocracia
− Principal Teórico foi o médico francês François Quesnay (1694-1774).
• Partia do principio de que os recursos naturais, em especial a terra, eram a fonte de riqueza.
└ Para ele, a agricultura desempenhava um papel vital na economia, assim como o coração no corpo humano.
→ Escola Clássica
Adam Smith
• O Estado não precisa intervir na economia, o livre comercio impulsionará a concorrência, as empresas procurarão produzir mercadorias melhores e mais baratas e o consumidores acabariam sendo beneficiados com isso.
David Ricardo (1772-1823)
Teoria do Valor-Trabalho – O custo da produção social, determina o valor dos bens produzidos.
Lei Férrea dos Salários – O trabalhador deveria receber o mínimo pela sua subsistência.
└ Se não houvesse o aumento do salário não haveria o aumento do custo da produção, aumento do preço das mercadorias e a consequentemente a inflação que prejudicaria os trabalhadores.
Stuart Mill (1806-1873)
• Defensor do laissez faire – afirmou que tudo que limita a concorrência é um mal, tudo o que a amplia, é decididamente um bem.
Thomas Robert Malthus (1766-1834)
• Elaborou a Teoria da população – defendia o controle da natalidade – a população cresce mais do que a produção de alimentos – essa desproporção acarreta a fome, guerras, epidemias – fatores que restaurariam o desequilíbrio.

As Revoluções de 1830 e 1848: liberalismo, democracia e socialismo
→ França 1830 – Tentativa de restauração do absolutismo – rei Carlos X.
− Tentativa de eliminar as conquistas da Revolução Francesa.
• Liberdade de imprensa, divisão dos poderes, representação política mesmo que limitada pelo sufrágio censitário;
• O povo não aceitava mais o resurgimento do absolutismo e o rei Carlos X foi deposto.
→ Esta onda revolucionária atingiu também outras regiões da Europa.
− Todos os movimentos foram duramente reprimidos pelas forças conservadoras – no entanto eles revelaram que uma nova força social, o proletariado, havia entrado em cena.
• 1848 – Primavera dos Povos – França, Áustria, Polônia, Prússia e Estados italianos – eclodiram movimentos revolucionários que questionavam a restauração conservadora oriunda do Congresso de Viena.

A crítica ao pensamento liberal no século XIX
→ As péssimas condições de vida e trabalho provocadas pela Revolução Industrial na Europa foi responsável pelo surgimento dos socialismos.
− O Socialismo Utópico
• Suas ideias foram desenvolvidas na primeira metade do século XIX.
• Visavam alcançar uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.
└ Não apresentaram de uma maneira concreta, os meios pelos quais essa sociedade se estabeleceria.
Princípios básicos:
└ Crítica ao liberalismo econômico
└ Formação de comunidades autossuficientes – livre cooperação.
└ Organização, em escala nacional, de um sistema de cooperativas de trabalhadores, que negociariam entre si, a troca de bens e de serviços.
└ Atuação do Estado – centralização da economia – evitaria os abusos típicos do capitalismo.
− O Socialismo Científico (Karl Marx e Friedrich Engels)
• Para eles o capitalismo seria inevitavelmente, superado e destruído – a classe trabalhadora deveria desenvolver sua consciência histórica e entender-se como uma classe revolucionária – seu papel seria a destruição da ordem capitalista.
• O Socialismo seria apenas uma etapa intermediária, necessária, para se alcançar o comunismo.
• Os fundamentos do marxismo, também denominado Socialismo Científico eram:
└ A teoria da mais-valia
└ A teoria do materialismo histórico
└ A teoria da luta de classes
└ A teoria do materialismo dialético
− O Anarquismo – também denominado comunismo libertário defendiam:
• A supressão de toda e qualquer forma de governo e do próprio Estado;
• A abolição da propriedade privada;
• A instalação de uma sociedade sem classes, na qual não existiriam desigualdades sociais;
• Instauração de uma sociedade na qual não existiriam nem opressores nem oprimidos;
• A superação do capitalismo e instalação imediata da sociedade comunista, sem necessidade uma etapa intermediária (ditadura do proletariado).
• Os principais teóricos
└ Pierre-Joseph Proudhon.
└ Mikhail Bakunin.
− O Anarcossindicalismo
• O sindicato seria a vanguarda do movimento revolucionário – sindicalismo revolucionário.
• Pregava a dissolução do Estado – entrada em massa de anarquistas no movimento sindical.
└ Desenvolveu-se em diversos países europeus no final do século XIX e no princípio do século XX.
− O Sindicalismo e a Social democracia
• Sindicalismo também vinculado ao pensamento socialista – fazia críticas contundentes ao  pensamento liberal – contestaram a ordem burguesa e capitalista – greves.
• Em fins do século XIX, os trabalhadores começaram a organizar-se em partidos políticos.
• Desenvolveu-se a Social-democracia – constituição de partidos social-democratas.
└ Devido a algumas concessões e benefícios a classe operária, as lideranças políticas dos trabalhadores que controlavam a cúpula dos partidos de inspiração social-democrata – passaram a acreditar que seria possível atingir o socialismo por meio de reformas dentro da própria ordem capitalista – abrindo mão da luta de classes e da revolução proletária.
└ A social-democracia acabou “aburguesando-se”.

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